Breve histórico sobre a origem do SMART
Em 1992, a IBM, introduziu em seus discos rígidos uma tecnologia capaz de prever com antecedência sua própria falha: O Predictive Failure Analysis (PFA), que pouco tempo depois tornou-se a tecnologia-padrão para monitoramento de falhas em discos rígidos, sendo adotada por todos os outros fabricantes à partir de 1996 (na implementação do padrão ATA-3) com o nome de Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology, ou simplesmente S.M.A.R.T.
S.M.A.R.T. também escrito simplesmente como SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology, em português tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório) é um sistema de monitoramento incluído em dispositivos de discos rígidos (HDDs) e dispositivos de estado sólido (SSDs) que detecta e relata sobre vários indicadores de confiabilidade da unidade, com o intuito de permitir a antecipação de falhas de hardware.
SMART esta presente em todos os modelos de HDs e SSDs, e permite aos usuários monitorar o desgaste dos HDs e planejar o backup, prevenindo a perda de dados.
Para ter acesso a estas informações coletadas pelo S.M.A.R.T, são necessários softwares específicos, tanto no Windows, quanto no Linux.
Para Windows temos:
- HDD Scan
- HDTune Pro
- HDD Health
Já para Linux temos: GSmartControl.
Características do GSMARTCONTROL
- Tempo de horas já Trabalhadas, (vida útil);
- Taxa de Erros;
- Temperatura;
- Velocidade de Rotação dos Discos.
- Relata e destaca automaticamente qualquer anomalia;
- Permite ativar / desativar o SMART;
- Permite ativar / desativar a Coleta de dados offline automática – uma breve verificação automática de que o inversor executará automaticamente a cada quatro horas sem afetar o desempenho;
- suporta configuração de opções globais e por unidade para smartctl;
- Realiza autotestes SMART;
- Exibe informações de identidade da unidade, recursos, atributos, estatísticas do dispositivo, etc …;
- Pode ler na saída smartctl de um arquivo salvo, interpretando-o como um dispositivo virtual somente leitura;
- Funciona na maioria dos sistemas operacionais suportados por smartctl;
- Possui informações abrangentes de ajuda.
Estes são parâmetros coletados pelo gsmartcontrol, claro que cada software terá suas características específicas para coleta destas e outras informações.
Para instalar no Ubuntu ou Linuxmint, você pode procurar na Central de Programas por: GSmartControl.
Ou se preferir poderá instalar direto pelo terminal.
sudo apt-get install gsmartcon
Depois de instalar procure pelo programa no menu do sistema, após aberto, ele vai listar os seus discos rígidos, para abrir as opções de teste basta dar dois cliques no disco desejado.
Quando for executá-lo, irá surgir a tela de autenticação para permissão de acesso.
Após o teste.
Por enquanto é isso.
Até a próxima…